Subir a Página

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Parabéns pela decisão!

Você está prestes a iniciar sua participação na nossa Lista de Conteúdos VIPS e passar a receber todo nosso conteúdo!

Não se preocupe, nosso site é  100% seguro e também odiamos SPAM!

FECHAR

Pronto NOME!

FECHAR

Jairo Teixeira - Matemática e Raciocínio Lógico para Concurso Público

Jairo Teixeira - Matemática e Raciocínio Lógico para Concurso Público

Decifrando o edital: MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Conheça cada ponto cobrado no conteúdo programático do edital do concurso para o TRT da 6a região!

Por Jairo Teixeira dia em Editais

Decifrando o edital: MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, gente querida!

Como vocês todos devem ter visto, foi divulgado nesta semana o edital referente ao Concurso para Técnico e Analista do TRT da 6ª Região. Assim, trago neste artigo um comentário sobre os conteúdos programáticos cobrados nas disciplina de Matemática e Raciocínio Lógico-Matemático. Como os conteúdos são idênticos para todos os cargos, poderei tecer um comentário único, tanto para técnico, quanto para analista.

Pelo próprio nome atribuído à disciplina, percebe-se, claramente, que na verdade são “duas em uma”! Então, vamos dividir desta forma:

MATEMÁTICA:

a) Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações.

b) Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

 

No item a, o edital traz uma parte mais operacional. De acordo com ela, o candidato deverá saber não apenas realizar operações com os números racionais, mas, principalmente, resolver problemas cujas soluções envolvem operações desse tipo. Lembro a importância de estudar aqueles problemas que envolvem m.m.c. e M.D.C., muito contemplados em provas desta banca. Lembrar também das dízimas periódicas...

No item b, vemos a “grande família das razões e proporções”! Sem dúvida, o foco aqui é nos problemas que envolvem divisão em partes proporcionais, regras de três simples e compostas e porcentagens. Atenção: talvez este seja o grande desafio deste edital para a maioria dos candidatos que se percebem com muita dificuldade em matemática. Contar com alguém que possa fazê-lo compreender de fato tudo isso fará uma grande diferença!

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas

 

Como já é de costume, a Fundação Carlos Chagas repete aquele que é o seu “conteúdo preferido” em se tratando de raciocínio lógico. Costumo dizer que muitos candidatos acabam de ler este conteúdo e se perguntam (ou me perguntam!) finalmente o que é “vai cair na prova”! Neste momento é importantíssimo contar com a experiência de um profissional que conheça a banca, que já saiba precisamente o que será cobrado, e que, assim, possa “traduzir” o conteúdo para os candidatos.

Eu vou dividir este conteúdo em duas partes, assim como fiz no conteúdo de matemática:

a) Estruturas lógicas e argumentação: três pontos que você, candidato, deve dominar: os operadores lógicos, as equivalências e negações das proposições compostas e a lógica de argumentação. São pontos sempre lembrados pela banca em suas provas passadas.

b) Probleminhas de lógica: aqui você deve se tornar um “Expert” em associação de informações, sequências lógicas, problemas sobre verdades e mentiras, princípio das gavetas, orientação espacial, calendários, e outros probleminhas envolvendo tão somente as operações básicas da aritmética. Mais uma vez, contará muito o apoio de um profissional que possa definir e resumir objetivamente aquilo em que você deverá concentrar suas energias. Mais do que nunca, o alvo é resolver o máximo de questões que você puder!

Para finalizar, aí vai uma dica valiosa: se você vai prestar este concurso, procure um profissional experiente, que possa, de fato, fazer a diferença em sua preparação e que seja, assim, um grande diferencial em seu processo de seleção.

Desejo a todos excelentes estudos, boa sorte e um grande abraço!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Decifrando o edital: MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

Enviando Comentário Fechar :/